capacitismo/ableism

A definição de capacitismo surgiu juntamente com as discussões acerca da inclusão social dos deficientes.

Capacitismo são as concepções, práticas, atitudes que colocam o deficiente na posição de inferior ao grupo dominante. Tomando-se os radicais da palavra ableism e da capacitismo temos algo como “a doutrina daquele que é capaz”. O indivíduo que age de forma capacitista vê o deficiente como um indivíduo menos capaz.

Pode-se dizer que o capacitismo está para a deficiência assim como o racismo está para os negros e assim como o machismo está para as mulheres.

O capacitismo é, portanto, a discriminação dos deficientes.

6 Responses to capacitismo/ableism

  1. Pingback: NEUROCOSMOPOLITANISMO | O autismo em tradução

  2. Pingback: JUST STIMMING | O autismo em tradução

  3. Pingback: ENTREVISTA COM AMY SEQUENZIA | O autismo em tradução

  4. Pingback: Por uma sociedade que valorize a diferença, Autismo em Tradução, por Alexia Klein | Espaço aberto para diferença e inclusão: que tal um debate sobre sociedade inclusiva?

  5. Inclusive, o termo “deficiente” é capacitismo. Para escrever a respeito, é importante ter cuidado. Então, use PESSOA com deficiência.

    Curtido por 1 pessoa

    • Avatar de alexiamkg alexiamkg disse:

      Olá Rafael,
      Obrigada pelo comentário.
      Este e todos os textos aqui foram escritos segundo as preferências da comunidade autista adepta da abordagem da Neurodiversidade. Uma das grandes discussões, à época dessas postagens, era o uso da linguagem centrada na pessoa versus a linguagem centrada na identidade.
      A comunidade autista pautada na neurodivergência estava rejeitando as formas como “pessoa com autismo” e “pessoa com deficiência”, apesar de serem as formas usadas no meio acadêmico.
      Aqui no blog essa discussão está em alguns dos textos e também, no contexto de explicação da preferência da utilização de “pessoa AUTISTA” ao invéz de “pessoa COM AUTISMO”, aqui: https://autismoemtraducao.com/terminologia-e-outras-consideracoes/pessoa-autista-x-pessoa-com-autismo/
      Explicação esta que cabia também no uso de “com deficiência” versus “deficiente”. Capacitismo teria sido ignorar as preferências da própria comunidade.

      Curtir

Deixe um comentário