capacitismo/ableism

A definição de capacitismo surgiu juntamente com as discussões acerca da inclusão social dos deficientes.

Capacitismo são as concepções, práticas, atitudes que colocam o deficiente na posição de inferior ao grupo dominante. Tomando-se os radicais da palavra ableism e da capacitismo temos algo como “a doutrina daquele que é capaz”. O indivíduo que age de forma capacitista vê o deficiente como um indivíduo menos capaz.

Pode-se dizer que o capacitismo está para a deficiência assim como o racismo está para os negros e assim como o machismo está para as mulheres.

O capacitismo é, portanto, a discriminação dos deficientes.

6 respostas para capacitismo/ableism

  1. Pingback: NEUROCOSMOPOLITANISMO | O autismo em tradução

  2. Pingback: JUST STIMMING | O autismo em tradução

  3. Pingback: ENTREVISTA COM AMY SEQUENZIA | O autismo em tradução

  4. Pingback: Por uma sociedade que valorize a diferença, Autismo em Tradução, por Alexia Klein | Espaço aberto para diferença e inclusão: que tal um debate sobre sociedade inclusiva?

  5. Inclusive, o termo “deficiente” é capacitismo. Para escrever a respeito, é importante ter cuidado. Então, use PESSOA com deficiência.

    Curtido por 1 pessoa

    • alexiamkg disse:

      Olá Rafael,
      Obrigada pelo comentário.
      Este e todos os textos aqui foram escritos segundo as preferências da comunidade autista adepta da abordagem da Neurodiversidade. Uma das grandes discussões, à época dessas postagens, era o uso da linguagem centrada na pessoa versus a linguagem centrada na identidade.
      A comunidade autista pautada na neurodivergência estava rejeitando as formas como “pessoa com autismo” e “pessoa com deficiência”, apesar de serem as formas usadas no meio acadêmico.
      Aqui no blog essa discussão está em alguns dos textos e também, no contexto de explicação da preferência da utilização de “pessoa AUTISTA” ao invéz de “pessoa COM AUTISMO”, aqui: https://autismoemtraducao.com/terminologia-e-outras-consideracoes/pessoa-autista-x-pessoa-com-autismo/
      Explicação esta que cabia também no uso de “com deficiência” versus “deficiente”. Capacitismo teria sido ignorar as preferências da própria comunidade.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s